Na última quinta-feira, dia 12, o Conselho Regional de Educação Física da 20ª Região de Sergipe (CREF20/SE), em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal e os agentes de fiscalização do Conselho Regional de Educação Física de Alagoas (CREF19/AL), promoveu uma operação na cidade de Itabaianinha. Como resultado, foram visitados cinco estabelecimentos e uma academia que foi interditada por falta de alvará e registro junto ao conselho.
A ação foi planejada após uma denúncia feita ao Conselho. Os fiscais do CREF20, em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal e os representantes do CREF19/AL, que estavam em visita em Sergipe, percorreram cinco estabelecimentos previamente selecionados para verificar as condições e a situação de seis profissionais. Dos seis, cinco estavam devidamente registrados, enquanto um foi autuado por não possuir registro. Esse profissional foi dado um prazo para regularização, já que é recém-formado. Além disso, a equipe consultou a situação de quatro estagiários, todos regulares.
Durante a vistoria, constatou-se que uma das academias operava sem alvará de funcionamento da vigilância sanitária e não possuía registro no Conselho de Educação Física. Segundo Diego Vidal, supervisor de orientação e fiscalização do CREF20/SE, essas irregularidades são graves, pois a falta do alvará indica que o estabelecimento não passou por inspeções e adequações necessárias para garantir a segurança dos frequentadores.
"Além disso, a falta de registro no Conselho implica que a academia não tem um responsável técnico, requisito básico para operar. Diante da situação, os fiscais interditaram o estabelecimento e ele permanecerá fechado até regularizar sua situação com os órgãos competentes. Serão aplicadas as sanções administrativas previstas na legislação vigente." Destacou Diego Vidal.
O presidente do CREF20/SE, Gilson Dória, destacou a importância dessas ações conjuntas para fortalecer a fiscalização e garantir um ambiente seguro para a prática de atividades físicas. "Estamos comprometidos em zelar pela integridade física e mental dos frequentadores das academias em Sergipe. Por meio de parcerias com órgãos municipais, recebemos recentemente a visita de representantes do CREF19 de Alagoas, que puderam observar e trocar ideias com nossos fiscais." Concluiu o presidente.