Campanha Abril Verde: Mês de Combate ao Sedentarismo

Mês de Combate ao Sedentarismo alerta para riscos da inatividade física

Doença que causa muitas outras, o sedentarismo aumentou durante a pandemia. De acordo com Projeto ConVid, da Fiocruz, 62% dos brasileiros deixaram de fazer qualquer tipo de exercício desde a chegada da Covid-19. O assunto é urgente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a inatividade física, o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e uma dieta inadequada são os responsáveis pela maioria das mortes por Doenças Crônicas não Transmissíveis, mesmo que indiretamente. 

Para combater esse problema de saúde pública, o CONFEF lança, este ano, a Campanha Abril Verde: Mês de Combate ao Sedentarismo. Tendo como mascote o bicho preguiça, a iniciativa adota um tom bem-humorado, para trazer à tona um tema tão desconfortável quanto necessário. A mensagem é divertida, mas dá o recado: “Até o bicho preguiça vai se exercitar. E você? ” 

A estratégia, de acordo com o Presidente do Conselho, Claudio Boschi, é mostrar à sociedade que ficar parado não é normal. “A inatividade física traz diversos prejuízos à saúde humana e combatê-la é papel de todos. Por meio da campanha, o CONFEF pretende divulgar amplamente os prejuízos causados pelo sedentarismo e, consequentemente, reforçar a importância da atividade física para manutenção da saúde”, explica. 

No mundo, 4 a 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população fosse mais fisicamente ativa, de acordo com a OMS.  Na população global, 27,5% dos adultos são sedentários. Entre os jovens, a situação é ainda mais grave: 81% dos adolescentes não atendem às recomendações para atividade física. 

Os altos índices não deixam dúvida: o problema é urgente. “Sabe-se notadamente que o exercício físico regular e orientado por Profissional de Educação Física é capaz de prevenir diversas doenças, além de promover ao indivíduo bem-estar físico e mental. Mais que isso, levar uma vida ativa reduz custos com internações e medicamentos a longo prazo”, indica Claudio Boschi.

Para quem pensa que se exercitar requer um alto investimento, a realidade demonstra o contrário. O exercício físico regular representa uma economia, não só individual, mas também pública. Isto porque inatividade física causa gastos de até R$300 milhões ao SUS, somente com internações, de acordo com estudo recente realizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Por si só, o sedentarismo é uma doença, com CID 10 Z72. 3. O remédio? Não há outro: atividade física. Se praticada de maneira regular e sob orientação profissional, é um fator chave de proteção para prevenção e o controle das doenças não transmissíveis (DNTs), como as doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e vários tipos de cânceres. Além de beneficiar a saúde mental, incluindo prevenção do declínio cognitivo e sintomas de depressão e ansiedade.

Tudo isso e muito mais pode ser evitado, caso o indivíduo inclua em sua rotina um hábito simples: a OMS recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana (ou atividade física vigorosa equivalente) para todos os adultos, e uma média de 60 minutos de atividade física aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes. 

Viu? Não é preciso muito para sair do sedentarismo. Mais do que isso: não dá mais para permanecer inativo. Ajude a divulgar essa ideia: acesse nossas mídias sociais, compartilhe publicações e fale sobre o assunto. Calce os tênis e busque um Profissional de Educação Física, porque ficar parado não é uma opção.

Acesse o site da campanha: www.abrilverde.com 

CREF20 / SE – Conselho Regional de Educação Física de Sergipe

O Conselho Regional de Educação Física de Sergipe – CREF20 SE – é uma autarquia federal, com o objetivo de defender a sociedade, zelando pela qualidade dos serviços prestados nas atividades próprias dos profissionais de Educação Física.

(79) 3214-6184

Segunda a sexta: das 9h às 15h - Por agendamento pelo número - 079 99857-0444 ou 3023-1052

Rua Dom José Thomaz, 708 - São José, Aracaju - SE, 49015-090

cref20@cref20.org.br

CONTATO RÁPIDO

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados.

DESENVOLVIMENTO POR IDEIAUP

Em que posso ajudar ?