Gilson Dória, presidente do CREF20, representa o Confef no prêmio Brasil Olímpico 2021

O presidente do CREF20, Gilson Dória Leite Filho, Cref nº 000011 - G/SE, representou o Conselho Federal de Educação Física, Confef, no evento do Prêmio Brasil Olímpico 2021, que pela primeira vez ocorreu no Estado do Nordeste, na capital de Sergipe, Aracaju.

"É uma honra representar o Confef e a Educação Física, ainda mais em um evento tão importante como esse tinha sido realizado em Aracaju, minha cidade e pela primeira vez no Nordeste. Evento belíssimo e bem organizar, reconhecendo os atletas brasileiros pelos feitos nas Olimpíadas, parabéns a todos," ressaltou Gilson Dória.

A premiação mais importante do esporte brasileiro foi histórica como o ano de 2021. A cerimônia de gala do Prêmio Brasil Olímpico 2021, organizada nesta terça-feira, dia 7, pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reuniu e homenageou atletas e medalhistas que ajudaram o Time Brasil a quebrar todos os recordes nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Dois deles foram os grandes vencedores da festa organizada em Aracaju (SE): Rebeca Andrade (ginástica artística) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), eleitos os Melhores Atletas do Ano.

“É uma honra receber esse troféu mais uma vez. Queria agradecer a todos do COB, à minha equipe, a todos de Lagoa Santa, à minha família e, não podia deixar de agradecer, ao Jesus Morlán. Ele ainda trouxe o Lauro de Souza, que me ajudou na missão de ser campeão olímpico”, agradeceu Isaquias, que se tornou o maior vencedor do troféu: ganhou em 2015, 2016, 2018 e 2021.  

Rebeca Andrade não pode comparecer à premiação e enviou um vídeo de agradecimento. "Esse momento é muito importante para mim. A minha carreira é cheia de altos e baixos e esse ano consegui realizar todos os meus sonhos e objetivos. A rede de apoio do COB, da CBG e do Flamengo me ajudaram. O Chico, meu treinador, nem se fala. Hoje  sinto que esse prêmio não é só meu, é de todos nós. Somos todos Atletas do Ano e tenho muito orgulho de vocês e das nossas histórias", disse Rebeca. 

Realizado desde 1999, e pela primeira vez no Nordeste, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju (SE), o Oscar do esporte brasileiro não aconteceu em 2020 devido à pandemia da COVID-19. O retorno do evento foi uma grande celebração à campanha histórica do Brasil em Tóquio, quando a delegação brasileira conquistou 21 medalhas, recorde em toda a participação brasileira, iniciada nos Jogos Antuérpia 1920. Todos os medalhistas presentes à cerimônia subiram ao palco e foram ovacionados pelo público presente. 

“Subo ao palco esta noite, na 22ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, com uma emoção especial. Olhando para trás, para 2019, quando realizamos o PBO pela última vez, vejo o quanto conquistamos e quantos desafios vencemos juntos. Hoje estamos aqui para homenagear os feitos de nossos atletas e equipes. Para honrar a história esportiva de nosso país”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira, em discurso durante a cerimônia. “Sempre foi uma marca por onde passei de buscar levar o esporte para o Brasil todo e ter o PBO no Nordeste pela primeira vez é extremamente simbólico. É a prova de que o Movimento Olímpico do Brasil é de todos os brasileiros, com todas as cores de nossa nação”, completou o presidente do COB. 

Mas a cerimônia também reservou homenagens a atletas que estão no início de suas trajetórias e ídolos que marcaram gerações. Maria Eduarda Alexandre, da ginástica rítmica, e Igor Queiroz, do wrestling, representaram a delegação que levou o Time Brasil a vencer a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Junior Cali, encerrados no último domingo, receberam uma placa comemorativa em nome de toda a delegação. 

Os membros do Hall da Fama do COB, Magic Paula (basquete) e Sebastián Cuattrin (canoagem) e Adhemar Ferreira da Silva (atletismo), representado por sua filha Adyel Silva, e Tetsuo Okamoto (natação), representado por sua sobrinha Cristina Eizo, foram reverenciados no palco e participaram de uma cerimônia especial antes da festa começar. 

Janeth Arcain foi ovacionada quando subiu ao palco para receber o Troféu Adhemar Ferreira da Silva. A ex-atleta prata em Atlanta 1996 e bronze em Sydney 2000 com a seleção feminina de basquete foi agraciada com a láurea destinada a personalidades do esporte que representem os valores que marcaram a vida e a carreira do saltador, como ética, espírito coletivo, eficiência técnica e física, respeito ao próximo e companheirismo. 

“Fiquei muito emocionada quando o Presidente Paulo Wanderley me ligou. Receber o Troféu Adhemar Ferreira da Silva é também um momento de representatividade. Foram 21 anos dedicados à seleção brasileira, abri mão de muita coisa e isso vai muito de encontro com os valores que Adhemar tinha, como dedicação, excelência, ética. Muitos desses valores me foram passados pela minha mãe Rita e eu tento passar para as crianças que frequentam a minha instituição”, declarou Janeth. 

A disputa pelo troféu Atleta da Torcida foi acirrada e contou com mais de 395 mil votos no site do PBO, a maior votação de toda as edições. Pela primeira vez o COB selecionou 20 atletas que brilharam neste ano olímpico e se destacaram em suas redes sociais. E com 42,51% dos votos o público escolheu Fernanda Garay (vôlei), dona de duas medalhas olímpicas, ouro em Londres 2012 e prata em Tóquio, para levar o prêmio deste ano. 

“Foram quase 400 mil votos? Nossa! Nessa noite, além de representar o meu esporte eu fui eleita pelo voto popular como Atleta da Torcida. Meus adversários eram atletas muito feras. Muito obrigada a todos que votaram em mim. Encerro meu ano esportivo com a prata em Tóquio 2020 e com esse Troféu. Isso só demonstra que eu tracei o caminho de forma correta e com dedicação ”, disse a craque da seleção brasileira. 

Vaja aqui álbum de fotos

Vídeos do evento aqui

Com informações do cob.org.br

CREF20 / SE – Conselho Regional de Educação Física de Sergipe

O Conselho Regional de Educação Física de Sergipe – CREF20 SE – é uma autarquia federal, com o objetivo de defender a sociedade, zelando pela qualidade dos serviços prestados nas atividades próprias dos profissionais de Educação Física.

(79) 3214-6184

Segunda a sexta: das 9h às 15h - Por agendamento pelo número - 079 99857-0444 ou 3023-1052

Rua Dom José Thomaz, 708 - São José, Aracaju - SE, 49015-090

cref20@cref20.org.br

CONTATO RÁPIDO

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados.

DESENVOLVIMENTO POR IDEIAUP

Em que posso ajudar ?