Alerta e orientações importantes para quem vai fazer testes de aptidão física

O Conselho Regional de Educação Física da 20ª Região Sergipe, CREF20/SE, buscando sempre desempenhar seu papel como autarquia pública, orientando e fiscalizando o exercício ilegal e irregularidades, na prática de atividades físicas, e observando o atual momento da realizações de vários concursos na área policial, através do profissional José Rodrigues, Cref nº 000393 – G/SE, destacou aqui orientações e dicas para aquelas pessoas que vão fazer provas nessas áreas, as quais possuem em uma de suas etapas, Teste de Aptidão Física – TAF, tão importante quanto a prova escrita, além de ser de caráter eliminatório.

Os testes de aptidão física formam uma das etapas de avaliação de todos os concursos ligados à área de segurança pública e aquelas que exigem ou justificam a condição física dos servidores para o desempenho de suas atribuições.

Ocorre que muitas vezes essa etapa é deixada de lado, não leva tão sério como deveria na preparação dos candidatos, ocasionando numa preparação de forma errada, devido falta de tempo e um planejamento adequado, prejudicando sua aprovação, além dos perigos para saúde.

Assim, o CREF20 convidou o profissional de Educação Física, José Rodrigues, que já foi fiscal de vários testes de aptidão física, personal há mais de dez anos, e mais de 22 anos como instrutor de musculação, e trabalha também na preparação de concurseiros para realização de TAFs pelo Brasil.

Para o profissional, a primeira dica e mais importante, e deve ser o primeiro passo na preparação de qualquer atividade física, é avaliação médica (cardiológica) para saber a situação clínica de cada um. “Após a consulta a um especialista e os resultados dos exames, caso esteja apto, o segundo passo é procurar a orientação de um profissional de educação física registrado, que irá planejar, orientar e acompanhar toda preparação de forma adequada e segura,” destacou o José Rodrigues.

O profissional também listas outras dicas importantes que podem ajudar na hora da preparação para os TAFs

- Buscar também um profissional da área nutricional especialista em Nutrição Desportiva, pois, irá adequar a alimentação as necessidades de cada candidato.

- Conhecer os testes previamente do edital.

- Não esperar ser aprovado na prova escrita para só depois começar a se preparar para os testes físicos, quanto antes melhor. Um período ideal para um treinamento físico gira em torno de três a seis meses.

- Importante adquirir equipamentos adequados para cada tipo de provas. Treine sempre com eles, para no dia na prova não estranhar ou causar algum desconforto que acabe prejudicando o desempenho.

- Treine de acordo com o que o edital está exigindo para as provas físicas, lembrando que as bancas são bastantes rígidas com a fiscalização desses testes.

- Uma dica que pode ajudar bastante é treinar um parceiro ou parceira que tenha o mesmo objetivo ajudará bastante.

- Ter um tempo ideal de descanso para recuperação do corpo.

- Um profissional de Educação Física é importante para orientar a forma adequada, a carga ideal, evitará excessos de treinamentos, que aumentam o risco de lesões.

- Evitar bebidas alcoólicas, ter uma boa noite de sono nos dias que antecedem a prova.

Lembra-se, que o teste além de físico também é psicológico. Então, calma e concentração são essenciais.

“Como compreender tudo isso? A resposta é simples e objetiva; você precisa contar com a orientação de um profissional de educação física. Treinar para um teste de aptidão física sem orientação de um profissional capacitado é um passo grande para o fracasso e um risco enorme para a saúde.” Ressaltou José Rodrigues.

De acordo com José Rodrigues o profissional de educação física promove a saúde das pessoas por meio da prática de atividades físicas, mas suas funções vão além disso. “Esse profissional também é responsável por coordenar, planejar e supervisionar programas esportivos e recreativos que visam ao desenvolvimento social dos indivíduos de maneira adequada a cada um e com mais segurança.” Concluiu o profissional.

CREF20 / SE – Conselho Regional de Educação Física de Sergipe

O Conselho Regional de Educação Física de Sergipe – CREF20 SE – é uma autarquia federal, com o objetivo de defender a sociedade, zelando pela qualidade dos serviços prestados nas atividades próprias dos profissionais de Educação Física.

(79) 3214-6184

Segunda a sexta: das 9h às 15h - Por agendamento pelo número - 079 99857-0444 ou 3023-1052

Rua Dom José Thomaz, 708 - São José, Aracaju - SE, 49015-090

cref20@cref20.org.br

CONTATO RÁPIDO

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados.

DESENVOLVIMENTO POR IDEIAUP

Em que posso ajudar ?